Pra você que não tem preguiça de ler =)

domingo, 10 de novembro de 2013

Homem ao Chão

Capítulo 32 - A verdade torta





Telma caminhou até bem perto de onde estavam Renata e Laís. A mais nova a encarava de pé, ofegante e nervosa. A primeira dama arfava, choramingando, no chão.

Telma- Como assim, a minha mãe me roubou de você, tia? Que brincadeira de mal gosto é essa? Porque você tá batendo nela?

Laís (furiosa)- Ela é maluca, filha! Ela é doida de pedra, ela tá me batendo por diversão!

Renata- Nada disso!

Laís (cortando)- Ela inventou tudo isso, ela quer tirar você de perto de mim, minha filha!

Renata- Não, Telma, é mentira! Eu tô batendo porque sua mãezinha merece!

E ela dá mais um chute em Laís, que geme. Telma passa por Renata, esbarrando nela, que se choca, e se ajoelha ao lado de Laís, para ajudá-la. A primeira dama discretamente sorri para Renata, que se desarma e chora. Muitos ao redor começam a olhar a cena.

Laís (chorando)- Ob-obrigado, filha. Me ajude...

Telma- Sim, mãe... levante. - e ela olha para Renata. - Você vai me explicar isso muito bem, tia! Eu estava até gostando de você! Mas já tô arrependida.

Renata (calmamente)- Eu vou explicar tudo isso.

Laís (rapidamente)- Não, sua louca! Saia daqui, saia!

Renata- Eu sou sua mãe, Telma.

A menina gela, e arregala os olhos. Laís contrai as feições de ódio e medo.


(intervalo)


Telma parece sem ar, mas olha da mãe para Renata tentando absorver a bomba.

Laís (possessa)- Saia daqui, sua cobra! Pare de falar bobagem! Pare de blasfemar! Pare de mentir!

Renata apenas sorri de Laís para Telma, que parece mortificada, mas leva a mãe para dentro da prefeitura. Renata olha em volta, onde os presentes mostram-se desaprovadores, mas ela põe os óculos escuros e vai até seu carro, saindo em disparada.

Dentro da prefeitura, Laís é amparada até o gabinete de Paulo, que está estarrecido, e junta-se à Telma, ao lado da mulher.

Paulo- Que confusão toda foi essa? - e ele puxa um lenço de papel da mesa e limpa o sangue de um ferimento da bochecha da esposa. - Que a doida da sua irmã fez?

Telma (antes que Laís possa responder)- Ela falou que é a minha mãe.

Laís arregala os olhos e encara a filha, que mantém a cara dura e contém lágrimas nos olhos. Paulo se assusta e encara a mulher.

Paulo- Que loucura é essa? Hein, Laís?

Laís (fazendo-se de ultrajada)- O quê, tá achando que isso é verdade, Paulo? Tá duvidando de mim?!

Paulo- Estou fazendo uma pergunta, Laís!

Telma olha para a mãe, com lágrimas nos olhos, e Laís gela quando Paulo também a encara.


(intervalo)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário