Pra você que não tem preguiça de ler =)

sábado, 24 de março de 2012

Homem ao Chão

Capítulo 17 - A Retomada





Angelo acordou, no dia seguinte ao casamento do pai e Renata. Após escutar uns gemidos do lado de fora do quarto, saiu, curioso e encontrou Donato mancando pesadamente, carregando uma bandeja de café da manhã. O milionário se adianta e tropeça, quase caindo. Angelo corre e apoia o pai, que está com os olhos marejados.

Donato (envergonhado)- Obrigado.

Angelo- Que é isso, pai? Não devia carregar esse peso todo escada acima.

Donato (entrecortado)- Era o mínimo... que eu podia fazer.

Angelo- Poderia ter me pedido ajuda, pedido à uma das empregadas...

Donato (irritado)- Que é isso... eu devia fazer isso pela minha esposa, já que nunca o fiz antes... (ele balança a cabeça)- Ai, ai... é curioso como ficamos quando... bem, vou indo.

Angelo vai argumentar, mas nada fala e o pai sai mancando. Bate na porta e entra. Pouco depois, Leonor sai da uma porta mais longe, parecendo intrigadíssima.

Leonor- Eu não acredito que ele fez isso de verdade! Seu pai está ficando completamente maluco! Devíamos interditá-lo.

Angelo- O papai está com o juízo perfeito, creio eu.

Leonor- Ainda não sei o quê ele viu nessa zinha... preta, pobre e ex-presidiária!

Angelo (zangado)- Que é isso, mãe!? Não fale assim! Eu... entendi a história dela, e não creio que seja uma delinquente. Acho que o papai também, e quer ajudá-la.

Leonor (debochando)- Seu pai está querendo zombar barato, meu querido. Esse casamento dele é nada menos que uma afronta pro meu lado.

Angelo (caminhando para seu quarto)- Pode ser. - Ele fica no portal, fitando-a. - Mas eu destesto dizer, mãe, que foi você quem causou isso.

Ele bate a porta e Leonor soca o corrimão, com ódio.

Leonor- Essa desgraçada tá querendo acabar com a minha vida... mas eu vou me vingar.


(intervalo)


Donato e a agora esposa Renata estão sentado na cama, a bandeja entre os dois. Donato parece abatido e Renata nota isso.

Renata- Eu insisto que você não precisava trazer meu café, Donato.

Donato- Um marido faz isso pela esposa, não é?

Renata (sorrindo)- Eu sei... marido (ele ri), mas você não está com muita força pra fazer isso...

Ela percebe que Donato se retrai com essas palavras, e se cala. Passa para o lado dele e o abraça. Rolam lágrimas dos olhos do empresário, que comovem Renata, que o olha nos olhos.

Renata- Quer desabafar?

Donato- Isso tudo é difícil pra mim, Renata. Eu... eu sempre fui forte, admirado, trabalhador. Nunca estive doente, acuado, nada. De repente eu me vejo com um câncer terminal, que me faz doer o corpo todo para andar, ao dormir. Eu nunca tinha me sentido frágil, vulnerável. Nunca.

Renata está bastante atenta. Donato levanta, contraindo o rosto furiosamente de dor, e se sustenta na bengala.

Donato- A minha vida estava acabada. Eu estou com uma mulher vagabunda, um filho competente, mas volúvel... e uma montanha de dinheiro que não faria nenhum bem à nenhum dos dois. Ela precisa... bem, ela precisa se danar. (Renata dá uma risada, tapando a boca em seguida)... o Angelo, bem... o Angelo precisa aprender a batalhar pela vida.

Renata (sincera)- Nisso concordamos.

Donato- E é você que vai me ajudar nisso tudo. E eu creio... creio que a hora de você agir não está muito longe.

Renata- Não... não diz isso. Você é a melhor pessoa que eu conheci em anos... não poderia ir embora agora.

Ela parece também à beira das lágrimas e vai até ele. Os dois se abraçam.

Donato- Infelizmente, essa é uma coisa que eu não posso pagar pra mudar.


(intervalo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário