Pra você que não tem preguiça de ler =)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Homem ao Chão

Capítulo 15 - Desabafos





Natália voltou para casa e deu seu endereço à Tarcísio, que a procurou no fim do expediente do mercadinho. Após se encontrarem, foram para a praça central, que estava um tanto movimentada pelo jovens.

Tarcísio- Você viu, não é, como está minha vida.
Natália (infeliz)- Hum... tô vendo que não parece nada legal. E olha que eu tenho três filhos em casa!

Tarcísio (sorrindo)- É... tá tudo dando errado. Pra mim.
Natália passa apenas a escutá-lo, atenta.

Tarcísio- Meu sogro, seu Nicanor, é grosso feito um touro, tudo que acontece ele desconta em mim. A Olga, bem... a Olga nem liga, ela apenas sai pra gastar o dinheiro do pai no clube recreativo. Meus filhos... Tarcizinho e Camila, bem... não estão nem aí pra história do Brasil; ele é uma peste, e seu Nicanor diz que "homem tem que ser assim, briguento". A Camila, coitada... é a maior vítima do meu filho. Vive com medo, tímida, sem vida... é a única que me entende, embora seja da laia da mãe... perua igual.
Natália- É, vamos concordar, a Olga sempre foi uma peruinha!

Os dois dão gargalhadas e chamam a atenção de algumas beatas, que reprovam tanta euforia. Natália nota e dá um muxoxo de impaciência.
Natália- Ah, isso daqui não mudou nada.

(intervalo)
Renata está confusa. Anda até seu quartinho na mansão de Donato e fica pensativa quanto ao que acabou de falar.

Renata- Será... que isso não é armação? Será que esse homem quer fazer alguma pegadinha? Alguma coisa ruim...
Donato (entrando, por trás dela)- Nada disso, Renata.

Reanta (virando-se, assustada)- O quê é, isso, seu Donato! Você tá achando que eu sou besta?
Donato (irritado)- Por favor! Pare de ficar na defensiva! - ele percebe que se exaltou e nota que Renata ficou ofendida. - Desculpe. Por favor.

Ele fica nervoso e senta na cama de Renata, chorando. A morena se compadece com a cena e se senta ao lado dele, segurando sua mão.
Renata (após respirar fundo)- Quer desabafar, seu Donato? Quer dizer... Donato.
Donato- Eu quero me vingar da Leonor, e queria que ela ficasse na miséria quando eu morresse.

Renata se assusta. Depois, pensa e, somando dois mais dois, se levanta de súbito.
Renata- Você quer se casar e... deixar tudo pra mim?!

(intervalo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário