Pra você que não tem preguiça de ler =)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

(continuação, cap 12)




Donato parece muito irritado. Olha incisivo para a ex-mulher.
Donato- Aperte a mão da Renata, Leonor...

Leonor dá um sorriso falso e aperta rapidamente a mão da nova faxineira, que nada diz.
Leonor- Prazer... vamos?

Ela puxa Renata para a entrada de serviço da casa. Donato manca até um pequeno coreto e se senta. Contempla os amplos jardins e a vista e parece pensativo. Pouco depois, chega seu filho, Angelo, que acabara de chegar. Sorri e abraça o pai.
Angelo- Passei na cozinha agora pouco e vi mamãe bem irritada com uma mulher...

Donato- É... é a nova empregada da nossa casa. Renata... uma história triste...
E Angelo se senta para ouvir o pai.

Angelo (após Donato contar-lhe sobre Renata)- Nossa... essa mulher parece ter sofrido um bocado.
Donato fica calado, ainda muito pensativo. Massageia o lado direito do quadril e faz cara de dor.
Angelo- Tudo bem, pai?

Donato- Sim... no possível. Só uma coisa...
Angelo- O quê pai?

Donato se vira, sério, para o filho.
Donato- Me deu uma vontade, do nada, de mudar a vida dessa mulher.

(intervalo)
Leonor abre com repugnância a porta de um dos quartos de empregada da mansão de Donato. Renata repara e dá um sorriso afetado.

Renata- Dá licença, madame...
Leonor- Espera aí...

Ela agarra o cotovelo de Renata e a morena se vira, espantada.
Renata- Que foi, madame?

Leonor- Me explica melhor, queridinha... eu não engoli essa história de faxineira que o Donato falou... como você vai parar aqui do nada?
Renata- Eu sugiro que você pergunte ao seu Donato os motivos dele.

Leonor aperta mais o braço dela.
Leonor- Olha como você fala comigo, sua zinha... desembucha, pode falar! Você é alguma amante do meu marido, não é mesmo? É um brinquedinho que ele botou aqui pra me humilhar ainda mais! Diz! Anda!

Renata se irrita. Se solta das garras de Leonor e dá um tapa na cara dela. A loira fica em choque e põe a mão no rosto impecável.
(intervalo)

Renata- Não sou nenhuma vagabunda! Não sou o quê você pensa, sua despeitada! Porque você acha que ele quer te humilhar comigo?
Leonor (encarando firmemente a rival)- Você é muito petulante, menina! Me bate e ainda quer se meter em minha vida pessoal!
Renata cansou de papo; apanha a sacola, que largara após ser puxada por Leonor, e sai andando com passos largos. Leonor se revolta e vai atrás da morena, gritando.

Leonor- Volta aqui, safada! Volta aqui, eu tô falando com você!
Renata passa pelos cômodos ricamente decorados da mansão e chega ao hall, onde Angelo e Donato estão entrando. Ela quase tromba com o milhonário, que se espanta ao ver Leonor vir atrás da morena.

Donato- Que droga é esta? Que vocês duas estão gritando tanto por aqui?
Leonor (triunfante)- Confessa, Donato! Essa desclassificada é sua amante, não é? Você quer me humilhar ainda mais?

Donato- Pra que eu vou querer te humilhar mais? Eu já te deixei pobre! Eu não ganharia nada com isso! Eu estou morrendo, minha querida, e quando eu morrer você vai ver o quê realmente é miséria.
Leonor parece querer se atirar contra Donato. Renata parece não entender nada.

Donato- Renata, você fica... por favor. Angelo, leva a sua mãe lá pra cima.
Leonor parece que terá um ataque. Angelo apanha a mãe e sobe as escada ligeiro. Donato apanha a mão de Renata e a leva para o coreto no jardim.

Donato- Se senta, Renata... por favor... acho que eu preciso te dar algumas explicações.
(fim do capítulo 12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário