Pra você que não tem preguiça de ler =)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Homem ao Chão

Capítulo 22 - Inveja e Outros Maus Sentimentos





Tarcísio se solta do aperto da esposa e continua a pegar as caixas.

Olga- Me responda!

Tarcísio- Claro que não. Que ideia...

Olga dá uma risadinha e sai atrás do marido, que vai entrando no mercadinho com as caixas.

Olga- Você é louco por ela, sempre foi, dá pra ver daqui! Sua cara de besta não engana ninguém.

Tarcísio (irritado)- Para de falar bobagem, Olga.

Olga (irritada)- Me dando ordens agora?

Tárcísio (virando-se)- É, estou! - Ele se ergue e a mulher se espanta. - Pare de me encher o saco! Não vê que estou no trabalho? Se eu não trabalho você fica falando merda!

Olga- Então trabalhe! Vá... pegar as caixas!

Tarcísio sai, bufando de raiva. Olga o olha de cima a baixo, mas sai, para a casa deles, no andar em cima do mercadinho.

No posto médico...

Telma está ajudando o doutor Silveira, o velho médico local, a enfaixar o punho de um garotinho.

Silveira- Muito bom, Telminha!

Telma (sorrindo)- Pronto, acabei! Pode ir, e cuidado, viu?

O menino salta, sorrindo, e sai. Dr. Silveira se senta à mesa e olha para Telma, que acena da porta para o menininho.

Telma- Ah, deu uma vontade de ter um filho...

Silveira (gargalhando)- Ora, menina, é melhor arranjar alguém primeiro, não é?

Telma apenas sorri, e se senta.

Silveira- E você é muito novinha ainda, tem tempo pra conhecer um cara legal, que te faça bem...

Nessa hora, ouve-se uma batida na porta e surge Angelo, carregando uma Leonor meio tonta.

Telma- Oi, você de novo!

Os dois sorriem. Leonor revira os olhos.


(intervalo)


Leonor (para Telma)- Me arranje uma cadeira, queridinha, faz favor... aaai...

Silveira- O quê aconteceu com a senhora?

Leonor fica balbuciando, mas Angelo toma a palavra.

Angelo- Acho que ela foi picada por algum inseto, mosquito da dengue... pode ser malária também, não sei...

Telma- Ela está meio amarelada... deve ser malária. Vamos, temos vacina...

Silveira (se erguendo)- Deixe comigo... veja se há algo com o rapaz.

Angelo- Eu estou bem... Não fui picado.

Telma- Ele está bem sim, senhor...

Silveira, porém, dá uma piscadela para Telma e vai para detrás do biombo com Leonor, que vai fraca.

Telma- Sua mãe?

Angelo- É... exagerada, né?

Telma- Um pouquinho... - e sorri. - Já se ajeitaram aqui?

Angelo- Ficamos na pensão da dona Nena, como você me disse. Obrigado pela ajuda.

Telma (encabulada)- Que é isso, eu adoro ajudar! Que bom que estão bem.

Angelo- Arrumei um emprego no projeto Tamar, o pessoal tava precisando de um biólogo e eu caí como uma luva!

Telma- Ah, que legal! - ela sorri, radiante. - E como é...

Leonor (saindo)- Fiiiiiiiiiiiiilho... vamos, ajuda a mamãe... obrigadinha, seu doutor... - ela dá tchauzinho para dr. Silveira - Vamos... vamos, Angelo, anda logo!

Angelo- Tchau, de novo!

Telma- A gente se vê...


(intervalo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário