Pra você que não tem preguiça de ler =)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ESPECIAL JB: Thunderball

007 Contra a Chantagem Atômica
"Thunderball" - 1965





O mundo está sob tensão. Após um minucioso planejamento de anos, duas bombas atômicas foram roubadas pela perigosa organização SPECTRE, e seu misterioso nº 1 está extorquindo os líderes mundiais sob ameaça de explodir uma grande cidade americana ou britânica a fim de começar a Terceira Guerra Mundial! Novamente recai nos esforços de James Bond impedir que isso aconteça, e ele vai atrás de pistas em Nassau, nas Bahamas. Lá Bond deve confrontar o nº 2 da SPECTRE, Emilio Largo, e se esquivar da sexy porém mortal Fiona Volpe!


(Fiona Volpe...)


"Thunderball" poderia nem ter chegado aos cinemas: uma série de batalhas jurídicas entre Harry Saltzman e Cubby Broccolli, os produtores da série, e Kevin McClory, um roteirista e colaborador de Ian Fleming que teria criado a SPECTRE e o nº 1, Ernst Starvo Blofeld. Por causa disso, apenas pouco antes das filmagens decidiram que McClory produziria o filme e tudo correu bem. O orçamento estava na casa dos 10 milhões de dólares, e "Thunderball" é ainda, seguindo valores corrigidos, a maior bilheteria da franquia, e teria arrecadado nos dias de hoje cerca de 990 milhões de dólares.


Em termos técnicos, tudo em "Thunderball" é uma evolução em relação aos filmes anteriores, além do fato da realização do filme ser desafiadora, pois 25% das cenas do filme estão debaixo d'água. Os resultados foram satisfatórios após contratarem os realizadores de "Flipper". Mais uma vez as praias caribenhas foram cenário para as aventuras do agente britânico, dando o ar da graça nas filmagens subaquáticas dos corais de Nassau. Entre o elenco, além dos já habituais M, Moneypenny e Q, temos um excelente Adolfo Celli como o vilão, Emilio Largo, que mesmo estando à sombra do Goldfinger de Gert Fröbe, mostra presença em cena e tem diálogos excelentes com Bond.




Há ainda uma profusão de Bondgirls (não que isso seja algo ruim...), cada uma com seu momento relevante e defendendo com competência suas personagens. Martine Beswick, como Paula Caplan e Molly Petters, como a massagista Patricia Fearing, estão competentes e, claro, muitas saudações para a protagonista, Domino, que tem uma ótima presença em cena, onde a antiga Miss França Claudine Auger esbanja um misto de sensualidade e inocência. Mas todos os holofotes se viram para Luciana Paluzzi e sua impagável Fiona Volpe, um papel criado especialmente para ela, que viveria Domino, e mais tarde declarou que a vilã era "muito melhor de se viver".


"Thunderball" é conhecido por várias cenas memoráveis, como a luta antes dos créditos entre Bond e a "viúva" Bouvar, bem como a fuga de Bond no pai do "jetpack", logo em seguida; a briga de Bond com o capanga de Largo na piscina de tubarões (reais) de Palmyra, e a batalha subaquática do fim do filme.




Em resumo, o quarto filme da franquia consegue reunir uma trama eletrizante, com atuações excelente e (muitas) mulheres belas, que garantiram uma bilheteria excepcional e deixou o caminho aberto para o sucesso da franquia.


ROTEIRO: 10
ELENCO: 10
LOCAÇÕES: 10
TRILHA SONORA: 10
"BOND" EM SI: 10
BONDGIRLS: 10
VILÕES: 10
DIREÇÃO: 10
EDIÇÃO/RITMO: 10
FINAL: 10


TOTAL: 100


Abertura:



E, em seguida... "You Only Live Twice".

Nenhum comentário:

Postar um comentário