Pra você que não tem preguiça de ler =)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ESPECIAL JB: From Russia With Love

Moscou contra 007
"From Russia With Love" - 1963








Após os acontecimentos em "Dr. No", a SPECTRE quer se vingar de James Bond pela morte do cientista. Usando os planos de Tov Kronsteen, um gênio matemático, e Rosa Klebb, uma coronel desertora da Rússia, o nº 1 da SPECTRE planeja roubar uma decodificadora Lektor dos russos, usando da inocência de uma criptografista da embaixada russa em Istambul, Tatiana Romanova. Por ordens de Klebb, acreditando que está ajudando o Estado, a bela jovem é instruída a passar informações enganosas à Bond, mas nem ela nem a SPECTRE contava que o charme do espião pudesse mudar o jogo!



(Bond já começa bem o filme...)



"From Russia With Love" já nasceu com a missão de fazer  mais sucesso do que o filme antecessor, "Dr No", que foi um verdadeiro fenômeno, seja de crítica como de bilheteria. O orçamento, mesmo que ainda limitado, foi dobrado; manteve-se o diretor, Terrence Young, bem como John Barry e suas excelentes composições. Novamente utilizaram os créditos de entrada de Maurice Binder, inovadores até então. As locações do filme são excelentes, baseadas em Istambul e Veneza, além do famoso Expresso do Oriente.


O elenco é excelente. Retornam Lois Maxwell e Bernard Lee, respectivamente Moneypenny e M, além de Sean Connery, é claro, agora alçado à astro mundial. Temos também a primeira mas ilustre aparição de Desmond Llewelyn, ainda comedido, como o famoso Q, papel que refaria em quase toda a franquia. E temos, na galeria dos vilões, os impagáveis Robert Shaw como Donald "Red" Grant e sua maravilhosa presença em cena, e a incrível Rosa Klebb de Lotte Lenya, presente em qualquer lista dos piores vilões de 007. Destaque também para Pedro Armendaríz, em seu último papel, que defendeu com vivacidade embora, lastimavelmente, estivesse com um câncer terminal (Armendaríz se suicidou após as filmagens para deixar o dinheiro do seguro de vida para a família). Finalmente, elogios à beleza e desenvoltura de Daniela Bianchi e sua Romanova, embora o papel estivesse à sombra da Honey Ryder de Ursula Andress, de "Dr No".



(Oi, Romanova, tudo bom? =D)



Temos várias cenas memoráveis, como a cena pré-créditos, onde vemos um suposto Bond ser assassinado no treinamento de Red Grant na Ilha SPECTRE, assim como a ousada cena entre Romanova e Bond no hotel em Istambul; a luta entre Grant e Bond no Expresso do Oriente bem como o embate entre as ciganas Zora e Vida, e por fim, o duelo final entre Rosa Klebb e Bond em Veneza.



(Rosa Klebb... seu demônio =D)


"From Russia With Love" dá continuidade com excelência à franquia, e é tido pelos fãs como um dos melhores filmes da série, embora fala-se em falta de ação e perseguições. Aliando luxo aos planos maquiavélicos da SPECTRE, temos um segundo filme excelente, que deixou o caminho aberto para o sucesso da franquia, que continuaria com "Goldfinger", no ano seguinte.


Notas:

ROTEIRO: 9
ELENCO: 10
LOCAÇÕES: 9
TRILHA SONORA:10
"BOND" EM SI: 10
BONDGIRLS: 8,5
VILÕES: 10
DIREÇÃO: 9
EDIÇÃO/RITMO: 9,5


TOTAL:95,0


Abertura:






E teremos depois... "Goldfinger"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário