Pra você que não tem preguiça de ler =)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Filmes: Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Especial Harry Potter)

E aí galera?

Vamos dar continuação ao meu especial Harry Potter, com a crítica do sexto filme.





Harry Potter (Daniel Radcliffe), prestes a começar seu sexto ano em Hogwarts, acompanha o professor Dumbledore (Michael Gambon) até a casa de Horácio Slughorn (Jim Broadbent), um antigo professor de poções, que Dumbledore diz que sua presença na escola é essencial. Após isso é deixado por Dumbledore na Toca, onde reencontra Rony (Rupert Grint), Hermione (Emma Watson) e sente um estranho prazer em rever Gina (Bonnie Wright).
No beco Diagonal, eles topam com Draco Malfoy (Tom Felton) junto da mãe, Narcisa (Helen McCrory), em direção a Borgin&Burke, de artigos de magia negra. Intrigado, Harry o segue depois, no expresso de Hogwarts, mas é surpreendido pelo mesmo, que lhe arma uma emboscada. Felizmente Harry é salvo por Luna Lovegood (Evanna Lynch).

O quê ele não sabia é que Severo Snape (Alan Rickman) fez um Voto Pérpétuo com Narcisa Malfoy, tendo Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter) como testemunha, jurando proteger e, caso seja necessário, terminar a tarefa oculta de Draco Malfoy.

Em Hogwarts, Harry recebe de Slughorn um livro para poções, que já pertenceu a um certo "Príncipe Mestiço". O livro, porém, contém várias anotações, dicas e feitiços do tal príncipe, que na primeira aula ajuda Harry a ganhar a poção da sorte Felix Felicis, para desagrado e surpresa dos outros alunos.

Harry vira técnico de quadribol, mas ele terá que suportar o desagradável Córmaco McLaggen (Freddie Stroma), que fica dando em cima de Herminone e acaba provocando a ira de Rony. Este começa um grudento namoro com Lilá Brown (Jessie Cave). Mas será que o próprio Harry irá perceber seus sentimentos por Gina Weasley?

E será que, mesmo com Dumbledore relutante em relação à isso, conseguirá o jovem bruxo provar que Draco Malfoy é um Comensal da Morte, e que está tramando algo na escola?


- - -


Taí o filme que mais gosto da série, menos apenas que o último. É aqui que a série toma um tom maduro e incrivelmente sombrio. A fotografia está mais amena que no quinto filme da série, talvez para desapegar o filme do clime naturalmente tenso do livro. No campo do enredo, vemos os desenlaces românticos dos personagens principais, rendendo ótimas cenas.
O trio principal, em termos de atuação, está afiadíssimo. Emma Watson está perante os outros dois, mas não há críticas. Gambon, mais uma vez como Dumbledore, está excelente e desempenha um papel maior nesse filme. Maggie Smith entrega também uma ótima atuação, mas limitada pelo roteiro.

Dentre os "novatos", palmas para Helen McCrory, que impõe todo o sentimento de uma mãe à Narcisa, embora sobreposto à arrogância da personagem; e para Jim Broadbent. Sua descrição não é exatamente a do Slughorn imaginado pelos leitores, mas sua atuação basta.

Novamente, tiro o chapéu para Alan Rickman e Helena Bonham Carter. Ele, pela melhor interpretação da série, nos entregando o melhor de Severo Snape, deixando evidente que Snape e Dumbledore têm um segredo, e dando um tom de exaustão à Snape. Já Helena está deslumbrante numa personagem muito bem construída e incrivelmente incrementada por ela nas telas.


- - - 


Vos deixo com o trailler do filme:




Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário