Pra você que não tem preguiça de ler =)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Filmes: Harry Potter e a Ordem da Fênix (Especial Harry Potter)

Cá estou, novamente, para dar continuidade ao meu especial. O quinto filme da saga foi lançado em 2007.




Aos quinze anos, Harry Potter (Daniel Radcliffe) se vê desacreditado e solitário num dos mais tediosos verões da sua vida. Mas após ser atacado por dementadores e quase ser expulso de Hogwarts, Harry finalmente toma conta do que está acontecendo no mundo dos bruxos.
Após ser transferido para a sede da Ordem da Fênix por sua "guarda pessoal", onde conhece Kingsley Shacklebolt (George Harris) e Ninfadora Tonks (Natalia Tena), ele descobre, junto de seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), que Lord Voldemort (Ralph Fiennes), agora de volta, está formando um exército novamente, junto dos seus Comensais da Morte. Também fica sabendo que o ministro da Magia, Cornélio Fudge (Robert Hardy), temendo Voldemort, está fazendo de tudo para manchar o seu nome e o de Alvo Dumbledore (Mchael Gambon).

De volta à Hogwarts, os três amigos descobrem que há uma nova professora de Defesa contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge (Imelda Staunton), que ele reconhece trabalhar para o Ministério, desde sua audiência. Durante seu discurso, eles constatam que Fudge está tentando interfirir em Hogwarts.
Após várias aulas em que a nova professora tenta repelir o uso e a prática de feitiços, o trio descobre por meio de Sirius Black (Gary Oldman) que Fudge não quer que os alunos treinem combate, pois pensa que Dumbledore está tentando tomar o ministério da Magia.
A partir daí, Harry, Rony e Hermione tem a ideia de juntar aqueles alunos que desejam realmente aprender a se defender de Voldemort e seus Comensais, entre eles, o medroso Neville (Matthew Lewis) e a excêntrica Luna Lovegood (Evanna Lynch). E Harry ainda percebe o seu interesse em Cho Chang (Katie Leung), que também entra para a chamada Armada de Dumbledore.
Mas o estranho distanciamento de Dumbledore, os estranhos sonhos envolvendo uma enorme cobra, uma porta preta e o Lorde das Trevas, encabeçados por suas aulas de Oclumência com Severo Snape (Alan Rickman), servem para confundir ainda mais Harry, que o leva a descobrir a profecia que uniu sua vida à de Voldemort, e que ditará o seu futuro, vivo ou morto.
- - -


Após um quarto filme de gosto duvidoso, de clima festivo e cheio de altos e baixos, os produtores encarregaram a direção à David Yates. O clima sombrio e a fotografia soturna introduzida por Alfonso Cuarón no terceiro filme, e o filme foi elogiado por isso.
Quanto ao roteiro e o ritmo do clipe, algumas críticas. Os cortes em relação ao livro foram numerosos, mas sem dúvida, necessários para deixar para a narrativa principal fluir, afinal, não é fácil adaptar um livro de mais de 700 páginas em pouco mais de duas horas de filme.

Tenho uma leve crítica aos "voos" dos Comensais da Morte. Não gostei disso. Não gostei do fato deles serem extreordinariamente superiores em combate do que os adolescentes, já que no livro mostra claramente que os Comensais duelam praticamente de igual pra igual. Talvez tenha sido uma estratégia para o clímax quando a Ordem da Fênix chega para o combate, aí sim, uma cena muito boa, com direito à Gary Oldman socando a cara de Jason Issacs.
Issacs está, aliás, muito seguro em seu papel, mostrando toda a soberba que o personagem possui. Alan Rickman, novamente inspirado em sua interpretação de Severo Snape, rouba as cenas que aparece. Temos também Helena Bonham Carter entrando na série com pé direito, com sua inspiradíssima interpretação de Belatriz Lestrange, que seria cultuada pelos fãs da série até seu fim.
Mas destaco mesmo a Dolores Umbridge de Imelda Staunton. Difícil pensar uma Umbridge diferente dela. As caras e bocas e os trejeitos do personagem, e sua mente perversa e doentia está muito bem representada por Imelda, que criou a grande vilã do filme, mesmo havendo uma participação de Ralph Fiennes e seu Lord Voldemort, que fica em segundo plano no quesito vilania, mesmo numa belíssima cena de duelo com Dumbledore, também muito bem defendido por Gambon.
Abaixo, o trailler do filme:




Valeu, gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário