Pra você que não tem preguiça de ler =)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Homem ao Chão

Capítulo 19 - As Juras





Olívia fica revoltada e tenta fechar a porta na cara da filha. Laís é mais rápida, e com um empurrão, faz a mãe quase cair. Adentra a antiga casa e fecha a porta com força. Olívia se vira.

Olívia- Que é que você quer agora, sua horrorosa?

Laís- Sem gracinhas comigo, ingrata! Quero que me diga a verdade!

Olívia- Não há nenhuma verdade, meu marido não me bateu.

Laís dá uma risada debochada.

Laís- Ora, ora, nós duas sabemos que isso não é mentira, nem é de hoje...

Olívia- Cale-se! O quê vem de dentro da minha casa é apenas da minha conta!

Laís dá um urro de fúria e empurra a mãe na poltrona. Olívia geme. A filha aproxima-se da mãe, os rostos próximos, rugas de irritação brotando no rosto.

Laís- Não estou pra brincadeira, mamãe. Não faça a sua neta ficar com más impressões da minha família... ou eu juro, eu acabo...

Olívia- Comigo, filha?

Laís (erguendo-se)- É! É, sim, acabo com você!

Olívia- Então sinto desapontá-la, mas eu já estou acabada, como pode ver. (ela abre os braços, com desdém, e uma cara infeliz. )- Agora, se não se importa, eu quero que saia da minha casa. Como você me disse um dia, cuide de sua vida, que eu cuido da minha.

Laís- Aprendeu a jogar, mãezinha? Foi? Hehe... demorou, hein?

Olívia, porém, nada fala. Vai até a porta, a abre e aponta a rua para a filha, que sai, se nada dizer, apenas reforça a cara de desdém. Olívia bate a porta, exausta. Lacrimeja, mas logo limpa as lágrimas, decidida.

Olívia (para si)- Cansei de bancar a idiota. Já me matei demais por minha família, agora vou pensar em mim.


(intervalo)


Outro dia. Um empresarial movimentado. O carro de Renata está estacionado perto da entrada. A morena e a amiga, Zaíra, estão numa imobiliária arranjando a compra de um terreno.

Corretor- ... e, enfim, duvido que a Prefeitura da cidade tenha algum empecilho para o negócio que a senhora pretende, dona Renata.

Zaíra- Tudo certo já! - e sorri para Renata, que parece animada.

Renata- Ótimo! Ótimo... - e se levanta. Zaíra a imita e o mesmo faz o corretor. - Daqui à alguns dias passo aqui para acertar a compra, da casa e do terreno.

Corretor- À seu tempo, minha senhora. Obrigado!

Renata- Obrigada você. Vamos, amiga.

As duas se retiram, e vão conversando. Chamam a atenção de uma senhora que porta um leque, que, pouco depois, põe o torso pra dentro da imobiliária e faz um sinal para o corretor.

Renata e Zaíra chegam o carro, mas uma voz chama a atenção da ricaça.

Leonor- Já gastando o dinheiro do falecido, é, querida?

Renata se vira, desgostosa. O mesmo faz Zaíra.

Renata- Ah... é você. Como está?

Leonor- Como está vendo, amorzinho. Muuuuuuito bem.

Zaíra- Quem é essa perua, amiga?

Leonor- E quem é essa zinha, queridinha? (aponta para Zaíra).- É sua nova empregada?

Renata dá um tapa na cara de Leonor, que se espanta. Zaíra avança e segura Renata, que parece ter se arrependido e olha para os lados.


(intervalo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário