Pra você que não tem preguiça de ler =)

terça-feira, 15 de maio de 2012

(continuação, cap 19)



Angelo sai de uma lojinha perto do carro de Renata, e corre para a mãe, que parece querer voar em cima da rival. Zaíra segura Renata, que tenta se defender.

Angelo - O quê está havendo aqui?

Renata- Controle sua mãe... o quê fiz foi por culpa dela!

Leonor- Você me agrediu deliberadamente, sua desgraçada! O quê vai fazer pra que eu não bote um processo na sua fuça?

Renata- Molhar sua mão eu não vou... você têm seu dinheirinho.

Zaíra dá uma risadinha desdenhosa. Angelo ainda tenta conter a mãe, que chama a atenção dos que passam.

Renata- Vamos, Zaíra. Vamos embora.

Elas entram no carro e partem. Angelo finalmente solta a mãe, que dá um urro, irritada.

Leonor- Não deveria ter me segurado, eu teria acabado com a raça dessa infeliz!

Angelo- Esquece isso, mãe. Eu não estou feliz com a situação, mas eu não vou partir pra agressão nem nada.

Leonor- Cale sua boca, você está com um futuro muito bem assegurado! Já eu... fui largada na maior miséria!

Angelo- Não é verdade...

Leonor (interrompendo)- Não se meta! Eu juro! Juro que eu acabo com a vida dessa desgraçada, nem que eu morro com isso!


(intervalo)


Uma semana depois...

A notícia foi manchete no Praia Verde News, e em todos os outros jornalecos da cidade. Virou conversa da igreja à praia, do posto hospitalar à prefeitura, e rapidamente chegou aos ouvidos de Tarcísio e Natália, que se encontraram no mercadinho de Nicanor.

Tarcísio- E é verdade mesmo?

Natália- Parece que sim. O Juvêncio ouviu a Laís nojenta conversando com o prefeito quando passaram pela delegacia. Pareciam interessados.

Tarcísio- Mas é, tem muito tempo que não há algum grande investimento aqui... e o terreno, bem...

Natália- Que tem o terreno?

Tarcísio- É onde fica o puxadinho da associação, dos pescadores... eles sempre alocaram os  barcos deles ali, é um terreno muito bom.

Natália- É, é mesmo... lembra quando eu, você e a Re...

Ela se cala, ao perceber o olhar de Tarcísio. Eles olham em direções opostas, e Olga chega ao caixa.

Olga- Tá de papo com essa, agora, Tarcísio?

Natália- "Essa" tem nome, Olguinha.

Tarcísio- Por favor, parem...

Olga (irritada)- Olhe aqui, sua abusada, meu marido é um homem de respeito e precisa trabalhar, e você está nos atrapalhando!

Natália- Só à você, pois seu marido parece muito bem animado.

Tarcísio revira os olhos pra situação e Olga o olha feio.

Natália- Bem... eu vou embora. A gente se vê, amigo!


(intervalo)


Olga se vira e põe a mão nos quadris, para encarar o marido.

Olga- Desde que essa daí voltou pra cidade você está apático. Mais do que já é.

Tarcísio- Você se importa agora?

Olga- Ai, que saco! - ela sacode as mãos, indo para a porta de dentro. - Vou subir. E meu pai quer que você cubra o horário do almoço dele, ouviu?

Tarcísio assente, sem emoção.

Telma vai passando pela praça, à caminho do posto médico, quando uma pequena aglomeração barulhenta chama a sua atenção. Ao se aproximar, a menina logo percebe que o avô Romero discursa do alto de um banco de alvenaria.

Romero- ... e não é nenhum riquinho metido a besta que vai tirar o quê nos é de direito!

Ouve-se vários "êêêê" daqueles pescadores que o escutam. Logo chega a repórter Suzana Borges, que com o celular começa a gravar tudo.

Suzana (para si)- Ah... sabia que essa da compra do terreno seria uma bomba nessa cidadezinha pacata!

Telma- A senhora não perde uma, não é?

Suzana (reparando nela)- Ah, olha quem está aqui! A primeira-filha! - ela se vira, sorrindo de orelha à orelha. - O quê será que seu papai, o prefeito, tem a dizer sobre a polêmica compra? Orgulho da cidade? Pros cidadãos verdenianos? Será que o progresso vai se instalar de vez na nossa cidade?

Telma (irônica)- Dá licença, querida? Tenho mais à fazer.

Ela se distancia. Romero e seus amigos vão se dispersando em direção à prefeitura. Telma resolve seguí-lo, e assim faz Suzana.

Pouco depois, Romero invade o gabinete de Paulo, onde estão o delegado, Laís e o próprio prefeito, todos lívidos.

Romero- Então, cunhado, responde logo! O quê você vai fazer contra esse novo investidor que quer acabar com a história de Praia Verde?

Laís o olha furiosa. Telma chega e Paulo balbucia.


(fim do capítulo 19) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário