Pra você que não tem preguiça de ler =)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

(continuação, cap 8)




Renata- Eu daria... o nome do meu... único amor.

Zaíra dá uma risadinha.

Zaíra- E qual é o nome dele?

Renata- Tarcísio...

Zaíra sorri, e se deita para dormir.

Longe dali, em Praia Verde...

Romero está chegando em casa, após um longo e cansativo dia de trabalho. Estranha o carro luxuoso em frente à sua e se irrita mais ainda com Paulo Pradaxes o esperando, ao portão.

Paulo- Seu Romero... posso falar com o senhor?

Romero- Ah... claro. Entre, estou precisando sentar.

Ele indica o portão e o alpendre, onde se senta confortavelmente em uma das espreguiçadeiras. Paulo senta, mais contido.

Paulo- Eu queria ter notícias da Laís, seu Romero. Como ela está?

Romero, lembrando do combinado com Laís, foi irredutível em sua resposta.

Romero- Já lhe disse, à três meses atrás, que ela ficará na casa de minha irmã até ter o menino! Não quero saber dela por enquanto, estou mandando dinheiro, apenas. Ela me desagradou tendo um caso com você, Paulo, e isso me desagradou!

Paulo abaixa a cabeça.

Paulo- Poderia visitá-la, o senhor concorda?

Romero arregala levemente os olhos. De dentro de casa, Olívia escuta tudo e, num ímpeto, abre a porta da sala.

Olívia- Ah, Paulo, quer o endereço dela?

Romero olha furioso para a esposa.

(intervalo)

Paulo (alegre)- Sim, dona Olívia... me daria o endereço...

Romero (levantando-se)- Nada disso! Não se meta, Olívia!

Paulo se assusta, e Olívia não baixa o rosto.

Romero- Vá embora, por favor, antes que eu o ponha pra fora, seu Paulo! Saia! Não lhe darei nenhum endereço!

Paulo tenta argumentar, mas Romero corre até um pé-de-cabra que mantém perto de um pilar no alpendre e o agarra. Paulo resolve ir, e acelera o carro com toda.

Romero, porém, agarra o braço da esposa e a atira para dentro de casa. Olívia tropeça e cai de cara no tapete, gemendo.

Olívia- Romero!

Romero (furioso)- Você não vai estragar nada, está me ouvindo?

Olívia- Você não pode fazer isso com a minha filha, Romero!

Romero- Sua filha escolheu o caminho dela! Ela é uma vadia de quinta categoria!

Olívia (alteando a voz)- Não fale assim da Renata!

Romero vira um tapa na cara de Olívia e ela grita.

(intervalo)

Olívia está arrasada. Arrasta-se pelo tapete, sujando-se toda. Romero parece ter notado o quê fez, mas não baixa o tom.

Romero- Já te avisei, Olívia... não atrapalhe o futuro da Laís... é a única pessoa que tem futuro entre nós, e você não vai impedir isso.

Olívia cai aos prantos. Romero tira uns tostões do bolso e joga sobre a esposa.

Romero- Agora sai! Vá comprar uma cerveja que eu tô cansado e quero relaxar! Anda, mulher!

Olívia vai, com medo. Pega o dinheiro e sai, apressada. Ao fechar o portão, dá de cara com Natália.

Natália- Dona Olívia, o quê aconteceu com você?

Olívia tenta disfarçar.

Olívia- Ah, nada, minha querida. Apenas minha vida que está em desgraça... minhas filhas, grávidas, uma presa e a outra teve um caso com o filho do prefeito...

Natália, sempre bondosa, dá um aperto no ombro da mulher e sorri.

Natália (andando ao lado dela)- Fica assim não, dona Olívia. Você vai ter dois netinhos, e vai dar tudo certo com a Renata, cê vai ver!

Olívia pensa "Se ela soubesse o quê o destino reserva pra infeliz da minha filha..."

(fim do cap 8) 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário