Pra você que não tem preguiça de ler =)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Filmes: Harry Poter e o Cálice de Fogo (Especial Harry Potter)

Dando continuidade ao meu especial, ficamos agora com a quarta adaptação, lançada em 2005.




Aos catorze anos, Harry Potter (Daniel Radcliffe) segue junto com os Weasley, Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), para a final da Copa Mundial de Quadribol, junto com os Diggory, Amos (Jeff Rawle) e Cedrico (Robert Pattinson), que está em Hogwarts ainda.
Porém, após o final do jogo, os chamados Comensais da Morte de Lord Voldemort (Ralph Fiennes) começam a balbúrdia, e, após a confusão, um homem, que Harry vira numa espécie de sonho, lança a Marca Negra, o símbolo máximo de Voldemort, no céu, causando tumulto e medo.

Após isso tudo, Harry retorna à Hogwarts, onde Alvo Dumbledore (Michael Gambon) anuncia que haverá naquele ano o chamado Torneio Tribruxo, disputado com as escolas mágicas de Durmstrang e Beauxbatons. Nesse novo ano também são apresentados à Alastor Moody (Brendan Gleeson), ex-captor de bruxos das trevas e amigo de Dumbledore, que ensina Defesa Contra as Artes das Trevas.

No dia seguinte, o Cálice de Fogo, o imparcial seletor dos campeões, anuncia três campeões: Fleur Delacour (Clemence Poésy) para Beauxbatons; Vitor Krum (Stanislav Ianevski) para Durmstrang e Cedrico Diggory para Hogwarts. Contudo, o cálice anuncia misteriosamente outro nome para Hogwarts: "Harry Potter"!

A partir daí, ele tem que passar pelas três perigosas tarefas mágicas do torneio e, junto de Rony e Hermione, tem que desvendar o mistério que ronda por trás de tudo e, ainda mais, por trás das visões de Harry e do misterioso homem da Copa Mundial de Quadribol. Ah, e claro, tem que passar pela inesperada tarefa de dançar no Baile de Inverno com os outros campeões!


- - -


Após a terceira adaptação, os fãs da série estavam divididos sobre os próximos filmes, e começaram a indagar sobre o futuro da franquia. Mike Newell assumiu a direção após a batuta ser dada a Alfonso Cuarón no terceiro filme. A direção de Newell é lembrada por tirar o tom sombrio dado ao terceiro filme da série, e voltar a série para um lado mais comemorativo e quase infantil. Também é comentada a enorme quantidade de piadinhas rápidas, e como todo excesso, acaba se tornando enjoativo.

Já no campo de efeitos especiais, palmas. As sequências de ação, como as três tarefas em si e em especial a do dragão, estão muito bem feitas e condizem com o descrito no livro, com a exceção da terceira tarefa, em que os produtores acertaram em "animalizar" o labirinto, tornando-o muito mais sombrio.

A fotografia está de parabéns, iniciando o bom trabalho que iria se alastrar pelo resto da série. A edição e a trilha sonora merecem elogios. "Cálice de Fogo" foi o primeiro filme da franquia cuja trilha sonora não foi composta por John Williams.

No campo das atuações, notas 10 para as participações de Maggie Smith, Alan Rickman, Robbie Coltrane, Michael Gambon e Brendan Gleeson, além, é claro, da primeira aparição de fato de Lord Voldemort, que, ainda numa cena curta foi muito bem interpretado por Ralph Fiennes. O trio principal está igualmente de parabéns, principalmente Emma Watson e Rupert Grint com as discussões dos seus personagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário