Pra você que não tem preguiça de ler =)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Filmes: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Especial Harry Potter)

Cá estou de novo, para mais um grande filme da série Harry Potter, este filmado em 2004.





Com treze anos, Harry Potter (Daniel Radcliffe) tem que primeiramente enfrentar a sua tia Guida (Pam Ferris), e após transformá-la em um balão, sai por Londres no Noitibus Andante, e ao chegar no Caldeirão Furado, é recepcionado por Cornélio Fudge (Robert Hardy). Uma vez verificada a segurança de Harry, ele se encontra com seus melhores amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson).

A essa altura, ele descobre que um famoso assasino, Sirius Black (Gary Oldman), fugiu da prisão dos bruxos, Azkaban, e está supostamente indo atrás dele para matá-lo. Por isso são enviados dementadores para Hogwarts, para vigiar a escola. Esses seres captam toda a felicidade do indivíduo, e atacam Harry no Expresso de Hogwarts. Felizmente ele é salvo pelo novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas, Remo Lupin (David Thewlis).

Além dos habituais professores, ele é apresentado à professora de Advinhação, Sibila Trelawney (Emma Thopmson), uma mulher excêntrica e que menospreza Herminone, para diversão de Harry e Rony. Porém, a professora faz uma terrível "profecia": que Harry Potter iria morrer!

Porém, as coisas realmente pioram, quando Harry descobre que, além de Sirius Black ser visto próximo à Hogwarts, é descoberto que ele é seu padrinho!


- - -


O terceiro filme da série causou descontentamento em muita gente, logo de início. Houveram muitas mudanças do segundo para o terceiro filme. Começando pelo diração, que era de Chris Columbus e passou para o mexicano Alfonso Cuarón, que trouxe um clima mais sombrio para o filme. Muitos de início não se familiarizaram com a fotografia escura e o clima denso do filme, e também com o novo cenário, remodelado.
Choveram críticas também a Michael Gambon, o novo intérprete de Alvo Dumbledore, após a morte de Richard Harris. Gambon se desfizera de toda a sutileza, leveza e calma de Harris, que mantinha apenas uma expressão serena nos filmes anteriores (que eu hoje critico). Criou um personagem enérgico, inteligente e até sombrio, diferente do Dumbledore de Harris, que virou o semblante do personagem.

O filme, tavez por essas mudanças todas, amargou a menor bilheteria da série, que não deixa de ser pequena (quase 800 milhões de dólares, enquanto os outros filmes arrecadaram mais de 900), mas as críticas, tanto para a direção, quando para os atores, foram sempre positivas.
O trio principal estava melhor que nos outros filmes, estavam crescendo e passando para a adolescência, que foi transplantada para os personagens. Já dá pra se perceber o início do romance entre Rony e Hermione. Emma Watson, aliás, desponta com a melhor atuação dos três.

Ao resto do elenco, temos como prós o próprio Gambon, David Thewlis, Alan Rickman, como sempre, Emma Thompson, que incorpora Trelawney, e Gary Oldman, que inclusive emagreceu muito para criar a imagem denegrida do ex-presidiário Sirius Black.

Nenhum comentário:

Postar um comentário