Pra você que não tem preguiça de ler =)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Minhas Recomendações - Especial João Pessoa

E aí, geral, beleza?

Postando agora um especial sobre a minha cidade, a belíssima (sem modéstia mesmo) João Pessoa, capital da Paraíba. Servirá também praqueles que leem ou "8 ou 80" ou "Nos Sombreiros" a se situar na cidade, e, quem sabe, se interessar pra dar uma visitinha...



- - -


João Pessoa foi fundada em 5 de agosto de 1585 pelos portugueses, após uma breve aliança com os Tabajara. A cidade já recebeu diversos nomes, como Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederica e Paraíba. O nome "João Pessoa" foi sugerido em 1930, após o assasinato do político homonímio, então presidente da Província.

A cidade, ao contrário de outras capitais praieiras nordestinas, não nasceu à beira-mar e sim na margem de um rio, o rio Sanhauá, e à medida que a cidade crescia, alcançava cada vez mais o mar, ao longe.

João Pessoa hoje conta com 723.514 habitantes, e sua região metropolitana, que compreende os municípios de Bayeux (onde se localiza o aeroporto), Santa Rita, Cabedelo, Conde, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Alhandra, Cruz do Espírito Santo, Pitimbu e Caaporã, totalizando 1.171.641 habitantes. 
João Pessoa é a cidade com a maior economia do estado, com um PIB duas vezes maior que a segunda colocada, Campina Grande. O turismo é, atualmente, uma das grandes fontes de renda e grande gerador de empregos na cidade. A cidade possui também dois distritos industriais, além da importância do comércio, presente principalmente no centro da cidade.

Com 24 quilômetros de praias, não é a toa que João Pessoa chama atenção pelo seu litoral. Muitas praias são apinhadas de turistas, como as praias urbanas de Tambaú, Cabo Branco e Bessa, além da ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.


(Ponta do Seixas)


Há também as praias do litoral sul, na cidade vizinha do Conde, como a praia de Jacumã, badalada principalmente no carnaval; Coqueirinho, com vários quiosques agradáveis, e Tabatinga, onde há casas e condomínios fechados.

Também, pro lado do turismo, há a Feirinha de Tambaú, onde conta-se com uma praça de alimentação com o melhor da comida típica e vários outros restaurantes variados, além dos vários bares que existem em suas proximidades, e a feira de artesanato popular.

O Centro da cidade reúne várias construções tombadas pela Unesco, como o Mosteiro de São Francisco, o conjunto Carmelita e outros. Também no centro há o parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, que também é um zoológico. 
Uma recente contribuição turística para João Pessoa é a Estação Ciência e Cultura, localizada no Altiplano, ao lado do Farol do Cabo Branco. Projeto de Oscar Niemayer, a estação conta com várias salas de exposição, um anfiteatro e dois teatros.

Em breve, no Altiplano, haverá também o Centro de Exposições da Paraíba, um dos maiores do Nordeste, e o anexo da Estação Ciência, que contará com um teatro e várias outras atrações.

Ainda sobre o turismo, há a Praia Fluvial do Jacaré, com acesso pela BR-230. A praia do Jacaré é famosa pelo famoso pôr-do-sol, quando é diariamente tocado o bolero de Ravel, que pode ser assistido de qualquer um dos vários e excelente bares que se estende à beira do rio Paraíba. A praia do Jacaré conta ainda com várias lojinhas de artesanato local e com uma casa de shows.


(Pôr do sol na praia do Jacaré)


Bom, é isso, espero que tenham gostado, e que pensem em fazer uma visitinha à minha cidade! Aqui vão mais umas fotos:


(Orla à partir da praia do Bessa)



(vista do rio Sanhauá)



(Orla vista da Estação Ciência)



 (a própria Estação Ciência)



(Centro Histórico da cidade)



(o famoso Hotel Tambaú)



(Edifícios de Manaíra vistos do Bessa)



Pra encerrar, uma música especial, pela conterrânea Renata Arruda, chamada "Porta do Sol".





Valeu, gente, até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário